728 x 90

Vinho Orgânico tem sabor diferente?

Vinho Orgânico tem sabor diferente?

É melhor, pior? Entenda as vantagens do vinho orgânico em relação aos vinhos tradicionais.

Mais ácido, menos alcoólico, mais fresco e floral, tornando-os, quando bem produzidos, mais equilibrados. Assim podemos classificar o vinho bio ou orgânico.

Pela não intervenção dos agentes químicos, tende a expressar em seu sabor, mais do seu terroir, evidenciando por exemplo a mineralidade, quando provenientes de solos argilo calcáreos.

O lado negativo é que alguns vinhos Bio podem decepcionar por um “retrogosto” mais curto, às vezes disfarçados com uma levedura aromatizante ou um excesso de madeira (mais tempo em barril). É bom lembrar que bons produtores não recorrem a esses artifícios.

Para se obter um bom exemplar é fundamental um bom terroir, com bom solo, insolação e ventos que permitam a planta a ter um crescimento suave, propiciando uma menor intervenção do produtor no solo, fato que não deve ser confundido com menos trabalho para o produtor,  já que a  não utilização de herbicidas, pesticidas ou adubos químicos faz com que precisem utilizar de outros mecanismos para combater as pragas naturais indo da simples plantação de grama e flores, que atraem outros insetos que ajudam a atacar os pequenos inimigos, até a utilização de galinhas que vivem entre a plantação e, é claro, o acompanhamento constante e muito próximo da sua plantação.

Sulfitos?

Conservante natural, o enxofre é utilizado por uma parcela significativa dos produtores Bio, em doses muito inferiores às observadas na produção tradicional, mas existem já vários produtos sem “adição” de sulfito, lembrando que esse naturalmente já está presente no vinho.

Um paradoxo da produção bio é que, para melhorar a respiração do solo, o arado é mais frequente e com a utilização de tratores, aumenta-se a quantidade de poluentes emitidos.  Alguns produtores vêm contornando esse problema com a utilização de cavalos, voltando um pouco às suas origens.

E então, vamos experimentar? Antes, vale uma dica: ao servir, os vinhos orgânicos devem ser mais bem aerados, pois alguns podem exalar odores não tão agradáveis logo em sua abertura.

admin
ADMINISTRATOR
PROFILE

Posts Carousel

Últimos Posts

Mais comentados

Vídeos em Destaque